quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Roteiro para slides

ROTEIRO PARA SLIDES

1º SLIDE: TEMA: PRECONCEITO/ 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO (10 AULAS)

2º SLIDE: OBJETIVOS:
• Desenvolver atitudes de empatia e solidariedade para aqueles que sofrem discriminação;
• Compreender que a discriminação, seja de qualquer forma, é um problema de todos e com uma realidade passível de mudanças;
• Identificar as contribuições do negro/África para a humanidade;
• Valorizar a comunidade Negra, contribuindo para a elevação da auto-estima;
• Reconhecer a presença da marca africana na literatura, música, na criatividade e na forma de viver.
3º SLIDE: JUSTIFICATIVA: Reconhecer a presença da marca africana na literatura, música, na criatividade e na forma de viver.
4º, 5º ,6º E 7º SLIDES: TRABALHOS A SEREM REALIZADOS E METODOLOGIAS:
1ª aula:
• Falar sobre o Gênero Narrativo;
• Ler o conto “ A Missa do Galo” de Machado de Assis e fazer interpretação de cada parágrafo.
2ª aula :
• Continuar a leitura e interpretação.
3ª aula:
• Fazer a análise dos Elementos da Narrativa (personagens, tipo de narrador, foco narrativo, fatos, tempo, espaço,conflito, enredo, clímax e desfecho)
4ª aula:
• Continuar a análise.
5ª aula:
• Trazer a Biografia de Machado de Assis:
• Ler e discutir sobre sua contribuição para a Literatura Mundial
• Perguntar se sabiam que Machado de Assis era negro.
6ª aula:
• Discutir sobre o assunto da aula passada: a origem do escritor e a razão de não ser muito falada sua origem nos livros;
• Solicitar aos alunos uma lista e pesquisa sobre a contribuição dos negros na nossa música, literatura e culinária.
7ª aula:
• Alunos apresentam suas pesquisas
8ª aula:
• Falar sobre a África (sua contribuição para o desenvolvimento da humanidade, a questão dos escravos e como a História foi contada de acordo com a visão européia).
• Discutir sobre novelas e propagandas que “mostram” o assunto acima
9ª aula:
• Trazer revistas para pesquisar propagandas;
• Discutir sobre a presença de modelos negros nas mesmas;
• Falar sobre o preconceito existente.
• Como tarefa, elaborar texto em prosa ou em verso sobre o tema: Racismo.
10ª aula:
• Levá-los ao laboratório para digitar os textos;
• Dar as instruções: clicar em iniciar ir na opção ferramentas de produtividade e ir em BrOffice.org Writer e digitar texto. Depois de digitado selecioná-lo e escolher a opção formato na barra de comandos e em seguida caractere para alterar fontes; depois escolher a opção formatar> parágrafo. Para criar pasta: selecione pasta na barra de atalho: escolher editar, depois criar novo e pasta. Ao escolher pasta abrirá uma tela para nomear sua pasta de trabalho; clique em ok. Para salvar o texto digitado: opção arquivo na barra de comando, escolha salvar; depois da opção nom,e do arquivo digitar o nome dele, clique em salvar e depois fechar.
11ª. aula:
• Leitura e discussão dos textos;
• Elaborar soluções para o problema apresentado;
• Elaborar um cartaz com o título: Diretos Humanos.

8º. SLIDE: FOTOS DOS ALUNOS

9º. SLIDE: CONCLUSÃO: VER AS CONTIBUIÇÕES DOS AFRO-DESCENDENTES;
A IMPORTÃNCIA DO RESPEITO RM RELAÇÃO A DIFERENTES ETNIAS;
DISCUTIR; LER; ESCREVER E DIGITAR NO LINUX SOBRE O TEMA ESTUDADO

10º SLIDE: REFERÊNCIAS http://www.tg3.com.br/machado/

11º. SLIDE: AUTORIA: JOISSI PAULA VENDRAMI.

Um comentário:

Neusa Ana S. Angioletti disse...

PARABÉNS... TAREFA CUMPRIDA...ESTÁ OTIMO, BEM MINUNCIOSO, BEM FUNDAMENTADO E COM COERÊNIA.CORRETÍSSIMO.BJOS